top of page

Cross: ‘o’ box ou ‘a’ box?


Cross: ‘o’ box ou ‘a’ box?

Todos estranham quando descobrem que o local onde se treina cross não é academia, centro ou ginásio – e, sim, um(a) ‘box’. Inevitável também a dúvida: qual artigo colocar antes dele(a)? Na região Sudeste, o comum é ouvir “o” box. Já no Centro-Oeste, usa-se muito “a” box. Mas qual será o certo?


Originário dos EUA, o esporte é praticado em um espaço semelhante a uma caixa feita de cimento que contém barras, pesos e cordas em seu interior, sem televisão, espelhos ou pôsteres . Daí o nome ‘box’, que em português vira caixa.


Para quem entende box como ginásio, então o “o” faz total sentido – mas, para quem entende a ideia semântica do termo ou entende como academia, o “a” é o correto. Esse é mais um caso sem resposta exata da nossa língua. Por aqui, no Blog CF Syna, por decisões editoriais, usaremos ‘a’, por entendermos ser uma Academia ou uma Caixa.


Sebastian, Mariana. 2016. Disponível em < https://www.ativo.com/cross-training/noticias-cross-training/crossfit-o-box-ou-a-box/ >. Acesso em: 2019 Ago. 2019

Broco, Fabio. 2017. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=dMBwMoorrIM >. Acesso em: 2019 Ago. 2019

4.765 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page