Recuperação ativa

Atualizado: 21 de Mai de 2019


A importância da recuperação ativa para qualquer atleta de cross nunca deve ser subestimada. O remo ou corrida podem facilmente ser um tipo de treino ótimo para fazer a recuperação ativa.



Como é que um maior VO2 máximo e o limiar anaeróbio beneficiarão os atletas de Cross?

Melhorando a condição dos atletas através de uma gama mais ampla de diferentes exercícios. Chris Hinshaw o treinador de resistência do Mat Fraser, Rich Froning e da Katrin Davidsdottir reparou que os atletas tinham melhorias ao acelerar o tempo de recuperação entre as séries durante o trabalho de força. Isso também é perfeito para EMOM´s pesados, para ajudar a recuperar e preparar mais rápido para o próximo minuto. A melhoria geral da resistência é conseguida com exercícios base de corrida, remo, natação e com séries de muitas reps com pouco peso e baixa intensidade.

O treino de resistência é uma forma eficaz de desenvolver resistência mental. Promove mudanças estruturais para o seu sistema cardiovascular que beneficiará o seu coração, pulmões e saúde a longo prazo.

O que é o VO2 máximo?

VO2 Maximo é uma medição que se refere à quantidade máxima de oxigénio que o corpo pode processar num dado momento. É registado como mililitros de oxigénio utilizados em um minuto por quilograma de peso corporal. Isto é usado para medir a capacidade aeróbica do indivíduo.

V = Volume

O2 = Oxigênio

Teoricamente quanto mais oxigénio conseguir utilizar durante um exercício mais ATP (energia) pode produzir. Este é muitas vezes o caso dos atletas de elite de endurance que têm valores máximos muito altos de VO2.

vo-2-maximo

O que é o limiar anaeróbio?

O limiar anaeróbio é o nível de intensidade do exercício em que o ácido láctico se acumula no corpo mais rápido do que o que pode ser “expulso”. O limiar anaeróbio pode como é óbvio ser significativamente melhorado através do treino. Ao elevar o limiar anaeróbio, um atleta será capaz de sustentar o exercício de maior intensidade por mais tempo. Um limiar anaeróbio alto tem consequências muito diretas e positivas para o desempenho de qualquer atleta de Cross. Um aumento pode ajudar a melhorar o seu desempenho em exercícios como os Wall Balls ou os Burpees ( todos nós sabemos como estes dois exercícios podem ser cruéis quando o ácido lático ataca).

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