Periodização do treinamento físico

Atualizado: 1 de Ago de 2019

Periodização do treinamento físico


Periodização é uma forma sistemática de organizar a temporada de treinamento de um indivíduo.

Mas, ao analisar o que esses pseudo-conhecedores do assunto fazendo de fato é trocar a cada 2 ou 3 meses um treino de hipertrofia (pirâmide) por outro de hipertrofia (drop-set), dando a falsa impressão de ter trocado o estímulo de forma espetacular.

Mas o que de fato é a periodização?

Periodização é oferecer dentro de um sistema de organização, estímulos diferentes em microciclos e mesociclos. Mas, quando digo estímulos diferentes é variar a carga de trabalho, ou seja, alterar intensidade e volume dos treinos bem como nas vias metabólicas de casa sessão, portanto caracterizando as sessões como de força máxima, hipertrofia, RML e/ou aeróbio.

Segue link de um estudo feito, comparando um grupo com um mês de treinamento sem variar cargas com outro grupo com um mês de treinamento variando cargas.

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3469/2475

Notem que apesar do tempo curto de estudo demonstrar alguns itens sem alterações significativas, o aumento de peso corporal e redução de % de gordura foram significativas, mostrando que o indivíduo aumentou sua massa magra.


Fonte:

Periodização do treinamento físico


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