top of page

Tênis para Crossfit: Como escolher


Qual a diferença entre um tênis para crossfit e um tênis de corrida?

Como você pôde perceber, o tênis próprio para praticar crossfit é um pouco mais caro do que os modelos comuns. Por essa razão, muitas pessoas utilizam tênis de corrida para fazer atividades de crossfit, na tentativa de economizar.

Mas “o barato sai caro” e além do tênis se desgastar muito rapidamente, há um aumento no risco de lesões que podem fazer com que você precise gastar com consultas médicas, fisioterapia e remédios.

Isso acontece, pois, cada modelo de tênis foi projetado de acordo com as características daquele esporte, e isso os torna incompatíveis, pois nem o tênis de crossfit deve ser usado para correr nem o de corrida deve ser usado para o crossfit.

O tênis de corrida tem uma anatomia diferente do modelo usado para praticar crossfit. O usado para correr tem o formato similar ao dos pés.

Os tênis de corrida apostam no amortecimento para minimizar os impactos no solo, mas este mesmo amortecimento desestabiliza os movimentos do crossfit. Outra diferença é na anatomia: enquanto o tênis de corrida segue o formato natural dos pés, o de crossfit tem a sola plana.

Então, para quem investiu pesado no seu calçado para corrida e pratica Crossfit, infelizmente informamos que não poderá utilizar o mesmo tênis nas duas atividades, pois vários fatores mudam de um modelo para o outro como anatomia, nível de amortecimento, formato do solado, entre outros, que influenciam diretamente no desempenho e segurança.


Características de um bom Tênis Crossfit

A primeira coisa a se fazer é especificar o tipo de estresse que o exercício provoca no corpo, só assim saberemos as especificidades que nosso calçado precisa ter. Bom, pelo que já sabemos, o Crossfit é uma atividade física mais do que completa, então o nosso tênis também precisa ser, afinal ele será condicionado a situações muito mais agressivas do que em esportes tradicionais e enfrentará impactos, atritos, diferentes superfícies e excessos de todos os tipos.

O Crossfit é um treinamento que mistura diversos exercícios de abordagens diferentes. Sendo assim, o nosso calçado deve ter:

  • Suporte

  • Estabilidade

  • Amortecimento firme

  • Mobilidade para o calcanhar

  • Flexibilidade para os pés (vai te ajudar a realizar vários tipos de exercícios)

  • Conforto

  • Ventilação

  • Durabilidade

  • Solado reto

  • Entressola forte e plana (o menor drop possível).

São características do tênis próprio para crossfit:

  • solado reto,

  • entressola reforçada,

  • cabedal feito de tecido transpirável,

  • antepé mais fino,

  • proteção no retropé e

  • nível de amortecimento mais baixo.

Várias marcas fabricam tênis específicos para a prática de crossfit.

  • A Reebok tem o modelo Nano

  • Nike tem o Metcom.

  • Adidas tem o Crazy Power,

  • Asics,

  • Fila,

  • Everlast,

  • New Balance

  • entre outras.

Como deve ser um tênis para crossfit?

Como o crossfit é uma prática que gera um estresse grande no corpo, é preciso adquirir um tênis que possua o suporte necessário, pois o calçado será condicionado a situações muito agressivas como impacto, superfícies adversas, atritos e suportar muito peso.

É imprescindível que o tênis para crossfit tenha solado reto e entressola forte e plana.

Ele também deve ter um bom amortecimento para evitar quedas e o solado deve ter a estrutura antiderrapante.

A maioria dos modelos de tênis usados para essa finalidade são feitos especialmente para a prática do crossfit, mas alguns também podem ser usados para praticar outros exercícios como musculação e atletismo.

Comprar um calçado inadequado para o crossfit pode causar lesões, torções e vários problemas na coluna, pois eles não absorvem o impacto dos exercícios adequadamente.

Usar calçados inadequados para praticar crossfit pode causar lesões. (Fonte: tacofleur/ Pixabay)


Como conservar o tênis para crossfit?

Algumas atitudes ajudam a conservar o tênis para crossfit por mais tempo. Uma delas é não usar este tênis para outras finalidades como caminhadas, corridas ou trilhas.

Usar o tênis de crossfit para outros tipos de atividades físicas pode sobrecarregar o solado ao longo do tempo e modificar o seu formato.

Preste atenção também à limpeza, que deve ser feita de acordo com o manual de instruções da marca. Não lave-o em máquina de lavar, evite produtos abrasivos e seque-o à sombra.

Guarde o par em um local arejado onde o tênis tenha espaço para que a malha retorne a posição original, já que ele é comprimido durante a utilização, por causa dos pés e do nó do cadarço.

Nunca empreste o seu tênis, pois com o passar do tempo a fibra do tecido e a sola se adaptam aos seus pés, e emprestá-lo pode afetar isso, além do risco de proliferação de bactérias.

A cada dois anos troque seu tênis por um par novo. Se o uso for diário, troque de um em um ano, pois os calçados se desgastam ao longo do tempo e isso prejudica a eficiência do tênis.

Uma dica para aqueles que praticam crossfit diariamente, é comprar dois pares e alternar o uso pois, desta forma, o desgaste é menor, o pé marca menos o calçado, a sola não vicia e os tênis duram mais.


Critérios de compra: Como comparar os modelos de tênis para crossfit

Quando for escolher um tênis para praticar crossfit você deve ir muito além da aparência e estar atento a vários fatores que devem ser levados em consideração na hora da escolha como: segurança, conforto, amortecimento, estabilidade, peso, aderência e resistência.

Agora vamos explicar item por item, para que você não fique com nenhuma dúvida e acerte na escolha do seu tênis.


Estrutura do tênis

Assim como a prática esportiva, o tênis precisa ser versátil para se adequar a uma ampla variedade de atividades típicas do crossfit. O tênis deve ser estável, para auxiliar no levantamento de peso e ter amortecimento (leve) para corridas e saltos.

Também é muito importante que o tênis seja respirável, tanto para evitar a proliferação de bactérias e o mau cheiro no calçado, quanto para deixar os seus pés livres desses males.

Modelos feitos com tecido mesh no cabedal são mais confortáveis, respiráveis e auxiliam na troca de calor dos pés com o ambiente.


Anatomia

É possível encontrar modelos bastante anatômicos com afinamento do tecido na região do antepé (dedos dos pés), sola reta na região do médiopé (meio dos pés) e proteção do retropé (calcanhares).

A proteção nos calcanhares e entorno dos pés asseguram estabilidade aos movimentos. O afinamento da sola na região do antepé auxilia quando você estiver pulando corda.


Drop

O drop do tênis se refere à distância entre o calcanhar e a planta do pé. Ele varia de acordo com a atividade física para o qual o tênis será usado. Por exemplo, o drop de um tênis de corrida é acima de 8mm, enquanto o de um tênis para crossfit é cerca de 4 mm.

O drop do tênis usado para praticar crossfit é menor do que nos modelos de corrida. (Fonte: Shane Aldendorff/ Pexels)

Para a prática de levantamento de peso olímpico (LPO) no crossfit, o drop é ainda menor, isso ajuda a dividir o peso do corpo por igual em cada pé, auxiliando no agachamento e na extensão do corpo.

Se você for um iniciante, ou praticar crossfit apenas de maneira amadora, um tênis com drop de 6mm já é suficiente para oferecer estabilidade, conforto e prevenir a ocorrência de lesões. Você pode trocar por um com drop menor conforme for se adaptando.


Solado

O solado de um tênis próprio para a prática de crossfit deve ser reto, firme e feito de borracha resistente. É essencial que tenha tração em qualquer tipo de terreno. Alguns modelos têm até ranhuras para evitar possíveis escorregões e acidentes.

A borracha deve ser dura, pois, a prática do crossfit exige muito saltos, então quando você pular, ela deve amortecer seu retorno ao solo, para evitar desvios de coluna e outros problemas.


Entressola

A entressola é uma parte do tênis que não é vista com facilidade. Está localizada entre o cabedal (parte externa do tênis) e o solado. Nesta área do tênis há os amortecedores e a espuma que são usados para absorver os impactos.

A maioria dos modelos de tênis de crossfit contam com entressolas reforçadas nas laterais internas dos pés para absorverem melhor os impactos. Modelos assim são fundamentais se na modalidade que você pratica há escalada em corda.

Para quem pratica levantamento de peso olímpico (LPO) há uma preferência maior por entressolas de perfil reto, que garantem a sensação de estabilidade, controlam o seu peso rente à superfície e absorvem os impactos quando necessário.


Durabilidade

É essencial que a pessoa que pratica crossfit use um tênis de excelente qualidade. Esses modelos não costumam ser baratos, mas são a melhor opção pois apresentam maior proteção à saúde e duram mais.

O ideal é que você troque seu tênis a cada dois anos se a sua frequência de treino for regular, ou a cada um ano se você praticar crossfit várias vezes por semana ou diariamente.

Você pode comprar dois pares de tênis e intercalar o uso para evitar o desgaste do acessório.

Sugestões

Os calçados para Crossfit que encontramos hoje em dia no mercado, em sua grande maioria, possuem um preço elevado, mas que se tratando de custo benefício são ótimas opções de compra. Em nossa lista, além de uma breve descrição, tentaremos especificar pontos fortes do calçado em relação a exercícios específicos do seu treinamento. Boa escolha!


Tênis Metcon 5 Crossfit Nike

Os tênis crossfit Nike Metcon 5 foram aperfeiçoados para acomodar diferentes cargas de treinamento, independentemente do peso e das repetições! A versão mais durável e estável até hoje, passou por 9.000 horas de testes intensos . Resultado obtido após os testes: eles passaram por levantamentos extremos, realizaram diferentes saltos na gaveta com burpees e conseguiram correr mais de 400m, isso não é nada!

Os diferentes testes de suporte, resistência e tração que eles concluíram no Nike Sport Research Lab, validaram o que muitos atletas da Nike já garantiram , é o sapato de treino perfeito . Sem demora, abordamos o assunto e destacamos as principais novidades deste Nike Metcon 5.

Comparado à versão anterior, o Nike Metcon 4 , esses Metcon 5 têm uma espuma mais firme sob o calcanhar que amortece os movimentos de alto impacto. Também inclui, como novidade, uma estabilidade específica para levantamento de peso, juntamente com uma tração que permitirá alcançar uma velocidade mais alta durante o treinamento.

O corte superior desses Nike Metcon 5 apresenta uma impressão texturizada para durabilidade e leveza superiores nas áreas mais estratégicas. Desfrute da máxima liberdade de movimento e resistência superior do início ao fim! Além disso, esta nova atualização apresenta uma estética mais atraente sem sacrificar a essência da bem-sucedida família Meton da Nike.

A sola também abriga um dos destaques desses sapatos crossfit para homens e mulheres . A tração direcional presente nesta área do sapato oferece uma aderência superior para que você possa escalar cordas sem restrições ou limites!



Rebook CrossFit Nano 8.0


O primeiro é, sem dúvida, o inovador sistema Flexweave , incorporado em sua parte superior. Um recurso tecnológico patenteado pela Reebok e que consiste em uma rede de fibras que estão entrelaçadas e que desenham um tipo de oito. Graças ao material Flexweave, o Reebok CrossFit Nano 8 fornece um melhor ajuste, o que permite obter maior desempenho em cada treino , além de proporcionar durabilidade e leveza. Uma seção na qual a tecnologia Nanoweave também tem muito a dizer , já vista na versão anterior, e que favorece um ajuste mais seguro e confortável para oferecer uma melhor adaptação aos movimentos naturais do pé.

Outra mudança importante no Reebok CrossFit Nano 8 está localizada em sua nova estrutura, como um espólio separado e, através do qual, o modelo é capaz de oferecer o conforto e a flexibilidade necessários em cada movimento, sem perder um ápice de proteção e proteção. segurança .

Além disso, os designers da Reebok também optaram por implementar uma entressola CMEVA e uma palmilha moldada e o dedo reforçado do Toe Tection . Com esses recursos, o Reebok CrossFit Nano 8 garante maior capacidade e durabilidade do buffer em pontos estratégicos para desenvolver diferentes atividades físicas .

Também não devemos esquecer que o Reebok CrossFit Nano 8 possui uma sola de borracha sólida, que fortalece significativamente a aderência e a tração em cada levantamento de peso , por exemplo, e em diferentes superfícies. Além disso, e na altura do pé, este sapato de treinamento também inclui uma série de slots flexíveis , cuja missão não é outra senão aprimorar essa flexibilidade e que o atleta mantém o equilíbrio em todos os momentos do treinamento.

Nesse sentido de oferecer estabilidade em cada movimento, o Reebok CrossFit Nano 8 incorpora um salto reforçado para fornecer suporte adicional ao modelo.

Com tudo isso, a oitava e última geração do Reebok CrossFit Nano 8 foi projetada para executar o exclusivo CrossFit WOD , treinamento de flexibilidade e sessões internas na academia, uma vez que o design de perfil baixo - 4 mm de diâmetro - O Reebok CrossFit Nano 8 foi projetado para realizar transições mais rápidas, permitindo maior liberdade de movimento, já que o último é um pouco mais amplo que nas versões anteriores, o que resulta em maior conforto e mobilidade.


Tênis Fxt Pro Fila

O tênis Fxt Pro da Fila foi desenvolvido especialmente para quem pratica cross training e crossfit. O solado com evergrip dá tração em superfícies secas e molhadas.

A parte interna do tênis foi desenvolvida com tecido em EVA, Ele também tem estímulo de resposta ao impacto, evitando lesões na coluna e articulações.




Tênis Crossfit Climber Everlast

O modelo Crossfit Climber da Everlast é um tênis feito para saltar, correr, pular, escalar e levantar peso. Este modelo tem o solado feito de borracha de alto desempenho e amortecimento reforçado que garante estabilidade para a prática de exercícios.

O cabedal do tênis é flexível, feito em tecido de mesh, que deixa os pés respirarem sem ficarem expostos.



Tênis Gel Transition Asics

O tênis Gel Transition da Asics está entre os melhores modelos para praticar treinos de alta intensidade como o crossfit, pois ele tem alta capacidade de amortecimento por causa da tecnologia Midsole Fuzegel, que é a fusão do gel e da espuma.

O cabedal é feito de tecido sintético respirável, a entressola é feita de EVA, que garante passos macios e confortáveis, e o solado é de borracha com tecnologia AHAR, que garante maior resistência ao modelo e menor desgaste.


Tênis Fxt Energized Full Fila

O tênis Fxt Energized Full da Fila é uma ótima opção para treinos de crossfit, pois a entressola é feita em EVA e possui as tecnologias Superaction e Energized que proporcionam amortecimento, leveza e flexibilidade aos movimentos.

O solado de borracha tem ranhuras, que contribuem para melhorar a aderência ao solo e aumentar a vida útil do calçado. O cabedal é composto de materiais sintéticos e tecido mesh, que garantem estruturação e permitem que os pés respirem.


Tênis Olympikus Murph

Confeccionado em material sintético, seu cabedal é macio e com boa ventilação interna, devido suas partes constituídas em tecido mesh. Sua entressola produzida em EVA para maior comodidade e com a Tecnologia EVASENSE para que suas passadas sejam leves e com ótima aderência. Seu solado em borracha garante mais estabilidade durante o caminhar.

Tecnologias

Cabedal: Em material sintético com detalhes em mesh (fibras em malha com tramas abertas para leveza e ventilação interna).

Entressola: Com Tecnologia EVASENSE (EVA de dupla densidade que oferece maciez, leveza e conforto)

Lingueta: Macia e acolchoada em mesh ;

Palmilha: EVA forrado, anatômica e removível; conforto e facilidade na higienização

Forro Interno: Interno com reforço acolchoado no colar do calcanhar, para maior proteção e conforto;

Solado: em borracha antiderrapante;

Ajuste: cadarço simétrico;


Fonte:

<https://www.reviewbox.com.br/tenis-para-crossfit/ >. Acesso em: 14 de nov. de 2019.

11.043 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page