top of page

Como fortalecer seu sistema Imunológico



Tudo relativo a imunidade se resume ao estado de seu corpo – estresse, cansaço e nutrição desempenham seu papel – que determina se você sucumbe aos vírus e com qual frequência.


Seu sistema imunológico é uma matriz complexa de células e sistemas que funcionam de forma coesa para te proteger contra doenças. É o sistema de defesa natural do corpo contra patógenos (bactérias, vírus e microorganismos causadores de doenças), além de promover um reparo celular eficaz. Os principais intervenientes no sistema imunológico são os glóbulos brancos, que combatem as infecções e os linfócitos, que circulam pelo corpo através dos vasos sanguíneos e linfáticos, e estão armazenados nos órgãos linfóides - que incluem adenóides (na parte posterior da passagem nasal), vasos sanguíneos, medula óssea, gânglios linfáticos, baço, intestino delgado, timo e amígdalas.

Para ajudar o seu sistema imunológico – antes de recorrer aos antibióticos – há algumas coisas que você pode fazer. Aqui estão as Dez principais dicas da CF Syna para aumentar sua imunidade. Confira:

1. Uma dieta rica em antioxidantes

Embora a vitamina C esteja no topo da lista quando se trata de evitar resfriados e vírus, os antioxidantes em geral oferecem um enorme apoio ao sistema imunológico, reduzindo a morte celular e promovendo o desenvolvimento de glóbulos brancos, que são a chave para destruir bactérias nocivas. Antioxidantes também desempenham um papel fundamental na reparação de DNA danificado e aumentam a capacidade do corpo de se reparar. Os radicais livres essencialmente provocam uma resposta inflamatória nas células, enquanto antioxidantes trabalham para neutralizá-los e reduzir essa resposta.A comida é a melhor fonte possível desses antioxidantes, então adicione alguns dos seguintes itens à sua lista de compras: frutas vermelhas, chocolate amargo, alcachofra, café, feijão, chá verde, maçãs, tomates, vegetais de folhas verdes e peixes oleosos.

2. Alho protetor Um remédio antigo para doenças que ainda é comprovado como uma fonte de múltiplos benefícios para a saúde, o alho tem sido considerado um superalimento.O composto ativo encontrado no alho, a alicina, possui propriedades antibacterianas que podem ajudar a prevenir doenças e infecções. Os benefícios do alho são, em última instância, suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a manter o sistema imunológico funcionando da melhor maneira possível. Um estudo do Journal of Immunology Research descobriu que a alicina também tem um efeito direto no aumento da contagem de glóbulos brancos, que combatem os radicais livres e as bactérias nocivas. A melhor maneira de tomar alho é incluí-lo em sua culinária ou em forma suplementar. 3. Saúde intestinal em dia Mais de 70% das células do sistema imunológico do corpo estão localizadas nas paredes do intestino, o que explica por que a boa saúde intestinal é a chave para a função corporal saudável. O sistema digestivo desempenha um papel importante na metabolização das toxinas do corpo, como parte do nosso sistema desintoxicante natural. Um aumento de fibra ajudará a movimentar e excretar rapidamente as toxinas no intestino. A fibra, em particular, tem um impacto direto na melhoria dos microbiomas localizados dentro das paredes digestivas. Incluir suplementos pré e probióticos na sua alimentação também é uma dica valiosa. 4. Se movimente!


Um estudo realizado pela Medicine & Science mostrou que a caminhada regular aumenta a circulação de glóbulos brancos pelo corpo. O principal objetivo dessas células imunológicas é matar todos os patógenos causadores de doenças. Os mesmos benefícios podem ser aproveitados com treinamento regular de peso (resistência), o que aumenta a frequência cardíaca e a temperatura corporal (outro fator que contribui para matar bactérias). Este estudo, no entanto, também veio com uma advertência: qualquer exercício feito por 75 minutos ou mais em alta intensidade causa um aumento dos hormônios, o que pode comprometer o sistema imunológico. Então, um equilíbrio de baixa e alta intensidade é fundamental.

5. Tenha uma boa noite de sono Os benefícios do sono bom, repousante e rejuvenescedor são infinitos, incluindo seu impacto no sistema imunológico. Pesquisas do Pflügers Archiv - European Journal of Physiology mostraram que o sono amplo e um sistema circadiano equilibrado (o ciclo sono / vigília do corpo e do cérebro) melhorarão a produção de citocinas anti-inflamatórias (substâncias secretadas pelo sistema imunológico) e células exterminadoras, melhorando a capacidade do organismo de combater infecções. 6. Reduza o consumo de álcool ou melhor, elimine o consumo Se você quebrar as moléculas do álcool, você está essencialmente olhando para o açúcar puro. Quando consumidos em excesso, o açúcar e / ou o álcool são os principais culpados pela redução da capacidade do corpo de produzir glóbulos brancos, o que significa que é mais provável que você sucumba a vírus e bactérias. A longo prazo, o álcool pode comprometer seriamente a função das células imunes, tornando o corpo mais suscetível a doenças. Para reduzir, experimente alternativas de baixo teor alcoólico e alterne cada bebida alcoólica com um copo de água.,


7. Pare de Fumar

O cigarro tem efeito semelhante ao do álcool, pois também afeta o sistema de defesa e deixa o organismo mais vulnerável a doenças do sistema respiratório (como a pneumonia e a bronquite).


8. Não se estresse

O estresse é capaz de alterar os estados de ânimo e causar depressão ou ansiedade, afetando diretamente a sua imunidade. O estresse é capaz de deixar sua saúde frágil e aumentar as probabilidades de contrair ou desenvolver doenças.


9. Ouça Música

Este hábito simples e prazeroso pode ser uma ótima forma de baixar os níveis de cortisol e fortalecer sua imunidade.


10. Vida Sexual

Estudo da Wilkes University, nos EUA, analisaram os hábitos sexuais de 111 estudantes universitários e descobriram que aqueles com vida sexual mais ativa apresentavam maiores concentrações de imunoglobulina A na saliva.



Fonte:

EMMA STRENNER 08 MAI 2019 - 05H54 ATUALIZADO EM 08 MAI 2019 - 05H54 Disponível em:<https://vogue.globo.com/beleza/noticia/2019/05/7-dicas-de-como-fortalecer-seu-sistema-imunologico.html

Dicas para fortalecer a sua imunidade Acessado em 16/03/2020 Disponível em: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/03/10/dicas-para-fortalecer-a-sua-imunidade-e-evitar-doencas/

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page